Esse tipo de tecnologia é extremamente benéfico para a gestão de ativos, mas deve ser usado com cautela para evitar problemas:
- Posicionamento da Antena – Pontos cegos podem ser causados pela distância e angulação da antena, o que pode influenciar na leitura ou identificação correta dos dados.
- Tipo de material – A radiação eletromagnética impacta alguns materiais de informática; assim, eles devem ser encapsulados para evitar danos. Materiais com superfície metálica podem alterar a faixa de leitura, portanto devem ser incluídos neste caso.
- Local de Armazenamento – Outro problema com as etiquetas é que elas devem ser aplicadas em máquinas que operam em condições hostis com altas temperaturas e umidade; neste caso, é necessária uma proteção adequada para evitar danos ao chip.
- Local de aplicação da etiqueta – Muitos produtos têm uma forma irregular, tornando a aplicação da etiqueta problemática. A tag pode precisar ser adaptada de acordo com a superfície da aplicação em algumas circunstâncias. Na maioria dos casos, as extremidades são os locais onde as etiquetas devem ser aplicadas. No entanto, a realização de testes para padronizar o local de aplicação nos itens é sempre vantajosa.
Benefícios
A seguir estão as principais vantagens de empregar a tecnologia de etiquetas RFID para regular ativos fixos:
- As etiquetas permitem que as informações sejam armazenadas na memória do chip, permitindo que o gerenciamento de estoque seja mais flexível.
- A informação é detectada sem fazer contato visual com a coisa. As etiquetas podem ser reconhecidas a longa distância.
- Possibilidade de reaproveitamento da etiqueta, resultando apenas em um custo na execução do projeto.
- Erros na contagem, atualização e reabastecimento de estoque são reduzidos.
- Os relatórios de inventário agora podem ser gerados com maior velocidade.
- Encontrar e classificar objetos é simples.
- Melhor controle sobre os requisitos de reabastecimento e a detecção de produtos vencidos.
- Aumento da segurança patrimonial para evitar roubo e falsificação de mercadorias.
- Aumento da agressividade dos processos, possibilitando relatórios mais flexíveis e abrangentes.
Com tantos benefícios e vantagens, podemos concluir que o uso de tags RFID é essencial para o controle de ativos em qualquer negócio, independente do porte. Ele também contém uma variedade de modelos para uma variedade de produtos.
A agilidade é atualmente um diferencial de mercado. Essa tecnologia pode ajudar sua organização a ficar à frente da concorrência, melhorando a eficiência operacional e, como resultado, expandindo as margens de lucro